Reposição Hormonal Masculina
O que é Andropausa? Como saber se preciso de reposição hormonal?
A testosterona é o principal hormônio masculino que confere ao homem as suas características biológicas: pêlos, barba, tônus muscular, libido e tom de voz. A testosterona é produzida pelos testículos e liberada no sangue, onde vai agir em todas as células do corpo.
A partir dos 40 anos de idade, pode ocorrer uma progressiva redução da produção e da ação da testosterona. Diferente da menopausa que ocorre nas mulheres e leva a uma redução abrupta de produção de hormônios (estrógenos), no homem a redução dos níveis hormonais ocorre de lentamente, de forma que os sintomas podem demorar a ser percebidos pelo paciente. É comum que os sintomas apareçam de forma intermitente, às vezes confundidos com fadiga e falta de energia, no dia a dia, ou mesmo depressão.
O valor normal da testosterona é acima de 250 ng/mL. Mas devem ser levados em consideração a idade, peso, altura e presença ou não de sintomas clínicos nessa avaliação. Uso prévio de hormônios e anabolizantes. E a condição de fertilidade ou desejo de ter filhos do paciente.
Níveis acima de 1.200 ng/mL de testosterona total são considerados suprafisiológicos. TRH (terapia de reposição hormonal) acima desses níveis pode causar infertilidade, atrofia testicular, dislipidemia e risco de doenças cardiovaslculares.
DAEM é a abrveiação para Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino, comumente conhecido como andropausa.
Sintomas da Andropausa
- Indisposição ou falta de energia
- Oscilações do humor e irritabilidade
- Desânimo, humor deprimido
- Perda de prazer em atividades cotidianas
- Dificuldade de concentração no trabalho
- Alterações no sono
- Redução da massa muscular
- Perda de vigor físico
- Ganho de peso, sobrepeso ou obesidade
- Redução da libido
- Ereções menos potentes, disfunção erétil
Quando e como a reposição hormonal é indicada?
A terapia de reposição hormonal masculina é indicada para pacientes com redução dos níveis de testosterona detectados nos exames de rotina, junto com a presença de um ou mais dos sintomas clínicos de deficiência hormonal.
É importante salientar que a reposição hormonal deve ser sempre indicada e monitorizada por um especialista. E personalizada de acordo com a análise individual de cada paciente.
Há atualmente um perigosa e indiscriminada prescrição de testosterona, tanto para homens como para mulheres, em sua maioria motivada para fins estéticos, que ao invés de trazer bem estar e saúde para os pacientes, apenas irão causar toxicidade e efeitos colaterais, como por exemplo infertilidade, disfunções sexuais e doenças cardiovascularestesticulares.
A terapia de resposição hormonal masculina pode ser realizada de diferentes formas. As mais comuns são: gel dermatológico manipulado, injeções mensais ou trimestrais de testosterona, medicações estimuladoras da produção de testosterona do prórpio paciente e aplicação de "chips" hormonais, chamados pellets .