Fluxometria
O que é?
A fluxometria urinária
é uma exame que mede a força e padrão do jato urinário.
É muito utilizado na avaliação de pacientes com alguma queixa de dificuldade miccional, como jato fraco ou esforço para urinar.
A uro-fluxometria faz parte do exame urodinâmico, mas pode ser realizada de forma separada, sobretudo na rotina de avaliação de sintomas miccionais e da próstata do homem.
Na clínica, após uma detalhada entrevista médica e exame físico, o Dr. Fernando Saito realiza a urofluxometria em conjunto com a ultrassonografia de próstata que juntas permitem caracterizar com detalhes a micção do paciente. Outra boa indicação é na avaliação pré e pós operatória da cirurgia para hiperplasia prostática benigna
ou HPB.
Fluxometria urinária normal
Numa micção normal, o fluxo urinário deve ser livre e confortável. O volume de urina deve ser maior do que 150 mL no adulto, por micção. O início do fluxo ocorre segundos após o desejo de iniciar a micção, e o pico de fluxo (força máxima de fluxo) é atingido rapidamente. A bexiga se esvazia de forma rápida, contínua e gradual, sem esforço e sem interrupção. O jato perde força no final do esvaziamento e prontamente se interrompe quando a bexiga está vazia. A figura acima, mostra examente a curva de fluxo descrita acima.
Condições, como a hiperplasia de próstata, podem levar à dificuldade de urinar, alterando a curva de fluxo da micção. Por isso, esse exame pode ser útil junto com a avaliação clínica e ultrassonográfica da próstata.
Preparo para o exame
Preparo
Agendar um exame
1) Não é necessário jejum para esse exame.
2) Não urinar a partir de 2h antes do exame. Comparecer à clínica com bexiga cheia.
3) Apresentar o pedido médico no dia da realização do exame à nossa recepção.
4) Chegar com 20 minutos de antecedência no local.
5) O exame só pode ser realizado com agendamento prévio.
6) Pacientes com mobilidade reduzida deverão estar acompanhados.
7) A duração do exame é de 15 minutos.
Contra-indicações
1) O exame não pode ser realizado com infecção urinária ativa.
2) Não realizamos o exame em pacientes com alergia à latex.
3) Não agendar exame no fluxo mais alto do período menstrual.
Pós-exame
1) É possível o retorno ao trabalho após a realização do exame.