HPV e outras doenças de transmissão sexual
O que são DSTs?
As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) ou infecções de transmissão sexual (ISTs) são aquelas que são transmitidas durante a relação sexual. Podem ser causadas por diferentes tipos de microorganismos - bactérias, vírus e fungos.
A transmissão ocorre normalmente pelo contato sexual sem o uso do preservativo
com uma pessoa infectada. A manifestação dessas doenças se dá através do surgimento de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas nos genitais, boca, região perianal e perigenital. Algumas infecções como escabiose (sarna) podem ser transmitidas pelo contato íntimo não sexual, como compartilhamento de camas, toalhas e lençóis.
A facilidade com que essas doenças são transmitidas se dá pelo fato de que muitos portadores são assintomáticos. Associado ao fato de que o uso do preservativo no Brasil ainda é restrito em todas as faixas etárias, incluindo os adolescentes iniciando a vida sexual. Estima-se que entre ele, por exemplo, somente cerca de 60% usem o preservativo de forma frequente.
A maior parte das doenças de transmissão sexual têm tratamento e cura. Algumas, como HIV/AIDS, podem ser controladas, mas não curadas. E outras, como Hepatites A e B, são passíveis de prevenção primária através da vacinação.
Quando procurar um especialista para ter orientações sobre DSTs?
- Adolescentes que estão iniciando ou planejando iniciar a vida sexual com segurança.
- Casais que desejam interromper o uso de preservativo com segurança.
- Casais planejando ter filhos, durante a avaliação pré-natal.
- Pessoas que tiveram uma relação sexual suspeita, sem preservativo.
- O preservativo se rompeu na relação.
- Pessoas cujo parceiro(a) teve diagnosticada alguma infecção de transmissão sexual.
- Quem nasceu antes de 2004, deve checar se foi vacinado para Hepatite B, se teve algum contato ou se possui sinal ou sintoma de doença ativa ou crônica.
- Qualquer pessoa que apresentar algum sintoma sugestivos: corrimento, lesão ou verruga genital, anal ou perianal.
- Não está seguro ? Procure um especialista para conversar.
Abaixo, algumas das doenças mais comuns: