Câncer de Próstata
A próstata é um órgão do sistema reprodutor masculino. Fica localizada entre o pênis e a bexiga e é atravessada pela uretra (canal que transporta a urina da bexiga, através do pênis).
A próstata tem uma função reprodutiva. Ela está conectada às vesículas seminais, local onde fica armazenado o sêmen. Na próstata, são produzidas algumas enzimas que ajudam na composição do sêmen e na movimentação do espermatozóides. A contração da musculatura da prostática também auxilia no mecanismo da ejaculçaão.
O peso normal da próstata é de cerca de 20g, tamanho semelhante ao de uma noz.
Algumas doenças podem acometer a próstata, sendo as mais comuns:
- Infecções, chamadas prostatites
- Aumento benigno ou hiperplasia de próstata ou ainda o prostatismo
- Câncer de próstata
O câncer de próstata é o tumor maligno mais frequente nos homens com mais de 50 anos de idade. E o segundo tumor que mais vítimas faz entre os homens nessa mesma faixa de idade. Diferentemente da hiperplasia prostática benigna que provoca dificuldade para urinar, o câncer de próstata geralmente não dá nenhum sintoma na fase inicial em que ele pode ser tratado e curado. Por isso, parte da avaliação de saúde de todo homem com mais de 45 anos de idade passa obrigatoriamente pela avaliação individual de risco para câncer de próstata.
Fatores de risco e sintomas
- Idade: quanto maior a idade, maior o risco da doença aparecer.
- Raça negra: tem risco maior comparado aos homens de reça branca e aos orientais, os que têm menor incidência de câncer de próstata.
- História familiar de câncer de próstata (pai, avô, irmão ou tio): cerca de 20% dos homens têm um padrão familiar que acomete diversos indivíduos de uma mesma família. Quanto maior o número de parentes portadores da doença, maior o risco.
- Sedentarismo, obesidade e dietas ricas em proteínas animais. Os mesmo fatores de risco para doenças cardiovasculares também levam a um risco aumentado de câner de próstata.
- O câncer de próstata geralmente não dá nenhuma sintoma na fase inicial quando pode ser tratado e curado. Muitos homens não procuram um urologista de sua confiança justamente por "não estarem sentindo nada". Ao contrário da hiperplasia benigna onde ocorre o aumento da próstata, dificultando a passagem da urina pela uretra, levando aos sintomas como jato fraco, no câncer de próstata isso não acontece, a menos nas doenças mais avançadas com nódulos maiores. Por isso, a única maneira de entender qual o seu risco para a doença é procurando um urologista de sua confiança para aconselhamento, coleta do exame de sangue (PSA) e exame prostático.
- Casos mais avançados de câncer de próstata podem apresentar de dificuldade para micção até retenção urinária, sangramento nas micções (hematúria), emagrecimento e dores ósseas.
Cirurgia robótica para o câncer
Prevenção e aconselhamento no câncer de próstata
Quando devo procurar um urologista de confiança ?
- Homens com história familiar de câncer de próstata: 45 anos
- Homens sem história familiar de câncer de próstata: 50 anos
Dicas de como se prevenir
- Prática de atividades físicas, 30 minutos por dia, 5 vezes na semana
- Manter o peso corporal adequado e combater obesidade
- Reduzir o consumo de proteínas animais
- Diminuir o consumo de álcool
- Não fumar
- Aumentar o consumo de produtos in natura ricos em licopeno e Omega3